Atrações voltadas ao ecoturismo são as queridinhas da Serra Gaúcha, região do Rio Grande do Sul composta por diversas cidades pequenas que, em meio à natureza, oferecem estrutura a quem busca conhecer melhor o interior do estado.

Mas, mais do que um lugar para dormir, essas cidades têm história, cultura, gastronomia e muita diversão, o que é o combo perfeito para aproveitar a natureza.

Se você vai à Serra Gaúcha em busca de aventura, então, é bem provável que já tenha escutado falar sobre o Cânion Itaimbezinho.

Localizado no município de Cambará do Sul, esse é o lugar que vai te proporcionar o incrível visual da região serrana com as maravilhas que a natureza brasileira proporciona. Além disso, se precisar, a cidade conta com muitas outras atrações para te entreter, relaxar e te trazer muita informação.

Para te apresentar mais detalhes, fizemos uma análise sobre a região e sobre o Cânion Itaimbezinho, com o olhar de quem já conheceu o lugar e quer trazer para a sua viagem mais oportunidades para se divertir por lá.

O que é e como funciona o Cânion Itaimbezinho?

O Cânion Itaimbezinho é uma das maravilhas naturais encontradas no Rio Grande do Sul, na cidade de Cambará do Sul, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Isso significa que, para chegar até ele, muita gente atravessa o país para poder curtir o visual desse lugar, cuja vista parece infinita, mas que chama a atenção especificamente pelo cânion.

Originalmente habitado por tribos, as quais o nomearam de Itaimbé porque isso significa algo como pedra cortante e afiada, hoje em dia é um ponto de reserva ambiental que recebe turistas de todo o mundo de forma responsável e consciente.

Por isso, se você está querendo conhecer o Cânion Itaimbezinho, reserve um dia inteiro de sua viagem, pois, além de distante de qualquer centro urbano, é um lugar que carrega consigo uma quantidade enorme de causos e contos relacionados à natureza e ao que ela representa para o país.

cânion rio grande do sul

O que esperar e como aproveitar melhor?

Para aproveitar muito bem sua visita, o primeiro passo é se preparar para uma viagem longa. Mas isso não significa que ela é ruim, pois, na verdade, o visual da estrada já vai te adiantar muito do que esse lugar reserva.

Vá cedo e preparado, ou seja, vá alimentado e confortável. Mas isso a gente te explica mais adiante.

O que você precisa saber sobre o lugar para poder aproveitar melhor a visita é que se trata de um cânion com 5,8 km de extensão, o que é praticamente infinito para a vista de qualquer pessoa.

Além disso, ele conta com 720 metros de altura, e 600 metros de largura. É, em suma, um gigante da natureza.

Muitas pessoas vão para lá para curtir o visual, mas outras tantas querem se aventurar, o que é possível fazer curtindo as trilhas locais, que se dividem em diferentes graus, de acordo com o nível de preparo físico de quem estiver disposto a enfrentá-las.

Onde fica e qual é o horário de funcionamento?

Apesar de ser possível visitá-lo desde que esteja aberto, é recomendável que você faça o agendamento em seu site oficial. Isso evita lotações desnecessárias de um lugar que é, na verdade, para ser preservado.

Aberto de terça a domingo, seu horário de funcionamento é das 08:00 às 17:00 horas, então não é o tipo de lugar para apreciar o nascer ou o pôr do sol, tendo em vista que é bem provável que você se perca sem monitoramento por lá.

Para chegar até lá, é importante que você saiba primeiramente das distâncias: ele fica a 18 km do centro de Cambará do Sul, município no qual está localizado. De Gramado, fica a 113 km; e, de Porto Alegre, 185 km.

Ele fica na RS 427, dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra.

visão geral com nuvens

O Cânion Itaimbezinho vale a pena mesmo?

Se você é o tipo de pessoa aventureira, que quer explorar em sua viagem e conhecer lugares inusitados e inesquecíveis, este é um dos melhores lugares para ir em todo o país.

A natureza é o ponto alto daqui, pois trata-se de uma apreciação de tudo o que ela pode proporcionar em seu estado natural.

Contudo, para ir, é necessário ter consciência de que você vai precisar levar alimentos para não passar fome, além de um kit de primeiros socorros, em último caso, e roupas extras, todas confortáveis.

Essas são formas de se precaver diante de qualquer possibilidade, tendo em vista que estará em um lugar distante da cidade mais próxima – ou do centro de Cambara do Sul.

Se tiver consciência e preparo disso tudo, o Cânion Itaimbezinho vale muito a pena.

Veredito

Conhecer o melhor da natureza gaúcha, o mais puro ar e a vista espetacular que o Cânion Itaimbezinho proporciona vale a pena por diversas razões.

Você estará em uma região quase intocada, o que significa que as divisas de estado e de países próximas te darão a sensação de estar em um lugar muito longe de casa, perfeito para se aventurar.

Há, também, a possibilidade de comer e se hospedar na região. A primeira opção vai te trazer o tempero gaúcho ao máximo de sua concepção, o que significa que os ingredientes serão sempre frescos e o toque, caseiro.

A segunda tem mais a ver com a visão do que estará ao seu redor, como as montanhas e vales preservados e, dependendo da época em que viajar, o frio ou o calor sempre acompanhados de belíssimas fotos.

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Tchê Ofertas oferece centenas de cupons de desconto para aproveitar as Melhores Atrações e Restaurantes com Preços Excelentes.

Aproveite por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.