baixa temporada em gramado

Baixa Temporada em Gramado: 7 Bons Motivos para Visitar a Cidade Fora de Época

Compre seus Ingressos
Só Ingressos
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Parcelamento para parques e jantares em até 10x sem juros
  • Antecipe seus ingressos, economize e evite perder tempo com filas gigantes!
Só Ingressos
Leitores do nosso site tem descontos!

Ir para a Serra Gaúcha é uma das melhores viagens que qualquer pessoa pode fazer.

A região é repleta de passeios incríveis, que contam com o charme de cidades como Canela e Gramado.

Aliás, é em Gramado que está o maior movimento e os grandes festivais da Serra Gaúcha, pois a cidade conta com excelente infraestrutura turística, hoteleira e gastronômica.

Enquanto você planeja sua viagem, já pensou em qual é a melhor época para ir a Gramado? Depende.

Na alta temporada, que engloba os meses de outono e inverno, você vai encontrar o famoso frio gaúcho, com o charme de Gramado e sua beleza.

Na baixa temporada em Gramado, apesar do clima ameno, o preço acompanha e fica mais agradável pro bolso.

Por isso, se você quer aproveitar Gramado na baixa temporada, veja as 7 dicas para curtir muito.

Você já tem viagem marcada para Gramado?

Sim

Não

1. As belezas naturais dos parques abertos

Em uma cidade cuja natureza faz parte dela e de seu entorno, existem diversas opções de parques abertos, além de praças. Na baixa temporada em Gramado, eles são perfeitos para você curtir sem precisar dividir o espaço com muita gente.

O Lago Negro, por exemplo, é um dos lugares mais belos da cidade, além de contar com uma história peculiar. Em uma meia-estação, como a primavera, você aproveita para fazer um piquenique em família.

Já o Parque do Caracol, que é visitado por pessoas de todo o país e de outras partes do mundo também, merece ser conhecido no verão, sobretudo pela manhã.

Você terá uma das mais belas vistas de sua vida.

Há praças que precisam ser visitadas por você, como a região da Rótula das Bandeiras e a Estátua do Kikito, além da Praça das Etnias e a Rua Torta.

Todos são lugares perfeitos para fotos e filmagens sem concorrência.

2. As fábricas de chocolates em promoção

reino do chocolate
Entrada do Reino do Chocolate

Gramado é uma das cidades mais reconhecidas do país por sua produção de chocolates, que costumam ser mais caros nos meses frios do ano, quando muita gente está por lá.

Assim, aproveite a baixa estação para visitá-las, como é o caso da Florybal Chocolates, Mundo do Chocolate Lugano e o Reino do Chocolate. Com certeza você encontrará diversas promoções.

Você poderá visitar Gramado, conhecer todo o seu charme, aproveitar a baixa estação e ainda se familiarizar com o renomado chocolate gaúcho.

3. Museus vazios e sem fila

Outro ponto fundamental para nos lembrarmos que a baixa temporada em Gramado é perfeita para evitar filas em atrações turísticas, sobretudo em museus, que costumam ser cheios no outono e principalmente no inverno.

O Mundo a Vapor, por exemplo, traz a você a história das máquinas a vapor, além de proporcionar uma agradável experiência interativa.

Já o Hollywood Dream Cars faz uma combinação perfeita com o Museu do Automóvel, levantando questões que vão de sua criação até as lendárias máquinas que passaram pelos clássicos do cinema.

Há, ainda, o Museu da Moda, Museu do Perfume e até mesmo o Zoológico de Gramado. Todos muito mais vazios do que na alta temporada e com a possibilidade de você aproveitá-los sem filas e aglomerações.

4. Hotéis com tarifas reduzidas

Serrazul Hotel
Serrazul Hotel

Com a alta temporada focada sobretudo no inverno, esta é a oportunidade de você encontrar acomodações com preços muito mais atraentes.

Como a lei da oferta e da procura aqui estará a seu favor, que tal encontrar os melhores hotéis de Gramado com a garantia de pagar menos?

Veja qual é mais adequado ao seu perfil, assim como às questões relacionadas à quantidade de pessoas, tempo de estadia e confortos que busca e precisa, como banheira no quarto ou berço para o bebê, por exemplo.

Tudo isso será muito mais fácil de ser negociado a partir do ponto em que a hospedagem contará com tarifas reduzidas na baixa estação.

5. Restaurantes mais em conta

A qualidade da gastronomia em Gramado envolve galeterias, cantinas, pizzarias, sopas, fondues e tantas outras opções que cabem em suas refeições pela manhã, à tarde e na janta.

Por isso, viajar a esta cidade na baixa temporada é perfeito para encontrar restaurantes dos mais diversos segmentos em conta. Eles costumam baixar os preços porque não há tanta procura quanto no inverno.

O fondue, por exemplo, é a pedida perfeita para os casais apaixonados que buscam por uma refeição boa, nutritiva e sensual.

6. Fotografias exclusivas

mini mundo
Maquete do Mini Mundo

Como conseguir uma boa foto se não faltam pessoas ao seu redor para ocupar o mesmo espaço que você? A baixa temporada em Gramado traz essa vantagem à sua viagem.

Lugares como a Rua Borges de Medeiros e o Palácio dos Festivais, além de parques como o Alpen Park e o Florybal Park são atrações ideias para serem visitadas em dias menos frios, com as pessoas melhor distribuídas por lá.

Sabe outro lugar que merece uma visita de algumas horas e que com certeza será muito fotografado por você? O Mini Mundo. Um lugar cuja maquete apresenta pontos de todo o planeta em formato reduzido.

É uma beleza que vai te levar longe e, ao mesmo tempo, à sua infância, pois não há como não se entreter com a riqueza de detalhes.

7. Tempo para respirar, degustar, observar

As caminhadas por Gramado com certeza serão mais tranquilas no decorrer de sua viagem em baixa temporada. Caminhar pela rua Borges de Medeiros, aproveitar os cafés, restaurantes, lojas de chocolate e malharias da região.

Tudo será mais tranquilo, além de expectativas otimistas em relação ao preço de produtos e serviços. Desta forma, você consegue reunir tempo para sair do modo turismo, sabe?

Você poderá respirar calmamente enquanto caminha, degustar suas refeições sem pressa de sair logo do lugar cheio, e observar a arquitetura da cidade sem necessidade de correr, apreciando os detalhes.

Além de tudo isso, você economizará bastante.

Como é o movimento em Gramado, na serra gaúcha, em cada época do ano?

Embora Gramado seja uma cidade sempre movimentada, algumas épocas do ano tendem a ser mais tranquilas.

A seguir, veja as características da serra gaúcha em cada mês, incluindo a baixa temporada!

Janeiro: o mês que fecha a alta temporada

Durante as duas primeiras semanas de janeiro, Gramado continua a receber muitos turistas, pois as ruas ainda estão decoradas por causa do Natal Luz.

Porém, a partir da segunda semana o movimento cai consideravelmente. Nessa época, o clima é mais quente e as ruas ficam repletas de hortênsias. Por isso, esse é o momento ideal para atividades ao ar livre.

Fevereiro: o início da baixa temporada em Gramado

Mesmo com o Carnaval, o mês de fevereiro é um dos melhores e mais tranquilos para visitar os pontos turísticos do Rio Grande do Sul.

Além de aproveitar as hortênsias e os dias quentes, é possível encontrar promoções nos hotéis e restaurantes mais famosos da região.

Se você gosta de música clássica, você também vai gostar de visitar Gramado em fevereiro.  No início deste mês há um evento chamado Gramado In Concert, que traz orquestras, solistas e grupos de câmara.

Geralmente, esse evento ocorre nos pontos turísticos da cidade, como a Praça da Etnia, a Rua Coberta e o Lago Negro.

Março: momento de aproveitar a baixa temporada em Gramado antes da páscoa

Os primeiros dias do mês de março costumam ser bem tranquilos na Serra Gaúcha.

Porém, esse é o momento ideal para aproveitar as temperaturas mais amenas do início do outono, o final da época de floração das hortênsias e visitar as fábricas de chocolate e outras atrações sem fila.

Depois de 20 de março, quando a Páscoa está mais próxima, Gramado volta a ficar mais movimentada. Por isso, a programação da cidade fica intensa novamente.

Abril: o mês dos eventos religiosos e das oficinas gastronômicas

A Páscoa em Gramado é um evento único.

Já em clima de outono, a cidade volta a receber muitos turistas por causa dos seus eventos religiosos, como o Gramado Aleluia.

Além disso, as temperaturas cada vez mais baixas e os eventos culturais e gastronômicos começam a transformar a cidade no típico destino de inverno do Rio Grande do Sul.

Maio: o mês da famosa Festa da Colônia

No auge do outono, a baixa temporada em Gramado começa a ficar para trás. Como o frio começa aumentar, a cidade fica muito mais romântica, atraindo muitos casais.

Outro fator que faz com que Gramado fique mais movimentada em maio é a famosa Festa da Colônia. Esse evento é a oportunidade perfeita para experimentar o tradicional café colonial gaúcho.

Junho: quando os restaurantes e pontos turísticos começam a ficar cheios

Embora o mês de junho não seja alta temporada, os locais já estão mais movimentados. Por isso, é necessário fazer suas reservas com antecedência.

Além da beleza da cidade no inverno, as férias escolares contribuem para o aumento de turistas na cidade.

Julho: frio e ruas cheias

A temporada de inverno é uma das mais movimentadas em Gramado.

No mês de julho, as baixas temperaturas atraem muitas pessoas com esperança de ver a neve; embora seja muito raro.

Além disso, um dos espetáculos mais famosos fica em cartaz neste mês, o Korvatunturi.

Agosto: o auge da alta temporada no inverno

Ir a Gramado em agosto pode ser uma experiência incrível. Porém, prepare-se para encontrar a cidade muito cheia.

Nessa época é quando a cidade recebe o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais famosos e principais eventos do ano.

Setembro: preços mais baixos e menor movimento em Gramado

O início da primavera é uma excelente oportunidade de conhecer a Serra Gaúcha.

Embora setembro não seja exatamente baixa temporada em Gramado, a região fica muito mais tranquila.

Em setembro, você pode aproveitar o Festival da Cultura e Gastronomia, e os restaurantes sem fila. Além disso, as flores tornam o Lago Negro e o Le Jardim ainda mais bonitos.

Outubro: o melhor mês para os turistas visitarem as atrações ao ar livre

O começo do mês de outubro ainda pode ser considerado baixa temporada em Gramado. Nas três primeiras semanas, há menos pessoas circulando e você pode encontrar boas promoções.

A combinação da primavera com a temperatura mais amena na serra gaúcha tornam os passeios a céu aberto uma experiência única. Por exemplo, você pode visitar o Lago Negro e o Parque do Caracol.

De fato, há muitas opções do que fazer em Gramado na baixa temporada!

Novembro: gramado volta a ficar movimentada

Já na última semana de outubro, Gramado começa os preparativos para o Natal Luz, o maior evento do ano. E em novembro, o Korvatunturi também volta para cartaz.

Por isso, embora Gramado seja conhecida por seus eventos de inverno, a mais alta temporada ocorre no verão!

Dezembro: o melhor destino para curtir o Natal com a família

De dezembro até o começo de janeiro, Gramado está totalmente voltada para o Natal Luz. Por isso, é possível aproveitar diversos eventos gratuitos nas ruas principais da cidade.

Porém, como esse é um dos meses mais cheios do ano, é importante antecipar as reservas nas pousadas, restaurantes e atrações.

Você precisa conhecer as belezas de Gramado

Baixa ou alta temporada, a verdade é que Gramado é um dos locais mais bonitos na Serra Gaúcha.

Seja para tomar um chocolate quente, apreciar um fondue, curtir jantares românticos ou mesmo aproveitar pacotes de viagem mais completos, ir a Gramado é a garantia de uma experiência única.

A Baixa Temporada em Gramado vale a pena?

Particularmente acredito que vale a pena conhecer Gramado na baixa temporada.

Você consegue economizar uma boa quantidade de dinheiro e ainda curte as atrações sem tantas filas de espera, lotações, etc.

Se surgir a oportunidade de planejar sua viagem fora dos meses de alta (que são os meses do espetáculo Natal Luz), recomendo bastante que você tenha essa experiência.

Você está pronto para curtir a baixa temporada em Gramado? Então, faça suas malas e se prepare para uma viagem incrível em um dos mais belos locais da América Latina.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Decidiu viajar em baixa temporada e quer economizar nas reservas?

A Brocker Turismo é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências na Serra Gaúcha, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 8 de maio de 2021.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Quantos dias são necessários para conhecer Gramado e Canela?

O ideal é ficar ao menos sete dias, indo e vindo entre uma cidade e outra e suas diversas atrações turísticas, gastronômicas e naturais.

Assim, você encontra hotéis mais em conta e ainda aproveita as cidades para comer muito bem e pagar menos.u00a0

Qual a melhor época para ir à Gramado?

Na baixa temporada, ou seja, primavera, verão e início do outono, quando os hotéis têm tarifas mais baratas e os restaurantes fazem promoção.

Perfeito para curtir a cidade longe do frio e com o mesmo requinte que ela oferece no inverno.

Quando é mais barato viajar para Gramado?

A primavera é uma das melhores estações para conhecer a cidade, pois ela estará toda florida, terá sua infraestrutura renovada após o inverno, e contará com muito menos pessoas para concorrer com você em restaurantes, parques e outros pontos turísticos.

Quanto custa para ir à Gramado?

Por ser uma cidade turística e requintada, Gramado costuma atrair milhares de turistas, pois encontra em sua essência os turismos gastronômico, natural, esportivo e histórico.

Para se hospedar por lá, você gastará a partir de R$ 250 por dia, tendo em consideração o mês de outubro, em um hotel do centro da cidade, em quarto de casal. Há opções muito mais chiques, que vão muito além desse valor.u00a0

Para comer, tudo dependerá de onde escolherá para se alimentar. Visitando os restaurantes mais elogiados da cidade, você gastará, em média, R$ 200 por dia e por pessoa.

Há pratos mais em conta, além de lanches e quitutes, como sopa (R$ 22) ou café colonial (R$ 50).

Quer aproveitar e desfrutar dos chocolates produzidos por lá? Um chocolate quente premium sai por cerca de R$ 17, enquanto trufas e bombons partem de R$ 5.

Já os parques e outras atrações turísticas têm ingressos em valores diferentes, como é o caso do Mini Mundo (R$ 42), Parque do Caracol (R$ 20) e o Mundo a Vapor (R$ 38).

Ou seja, você gastará em média R$ 350 por dia, contando alimentação e passeios mais caros, além de pequenas compras e lembrancinhas, além da hospedagem.

Há diferentes relações custo/benefício, de acordo com o quanto pode e quer gastar, onde ficará hospedado e os lugares que pretende visitar.

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Só Ingressos oferece os ingressos das melhores atrações da Serra Gaúcha.

Garanta descontos e evite filas!