entrada principal do local

A Mina de Gramado Vale a Pena? Tudo o que você precisa saber!

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Parcelamento para parques e jantares em até 10x sem juros
  • Antecipe seus ingressos, economize e evite perder tempo com filas gigantes!
Brocker Turismo
Leitores do nosso site tem descontos!

Viajar a Gramado tem disso: quanto mais você conhece a cidade e sua região, mais detalhes passa a agregar à sua estadia por lá.

É por isso que esta pesquisa vai te ajudar a montar um excelente roteiro: porque incluímos um dos lugares que merecem a sua visita e que, muitas vezes, passam escondidos: a Mina de Gramado, que fica dentro do Parque Tomasini.

Mas, antes de saber dos detalhes, é fundamental que você tenha conhecimento sobre algo: este é um lugar que vai agradar mais aos amantes da natureza. Assim, se você quer aprofundar na mata gaúcha, seja bem-vindo!

Localização

🚗 Onde Fica

A Mina Gramado fica dentro do Parque Tomasini.

O horário de funcionamento é entre 09:30 às 17:40 horas.

📍 Lugares Próximos

O que é e como funciona?

A Mina de Gramado é um lugar especial, pois traz mais do que a história da região, com sua colonização e culturas de diferentes países. Aqui, você vai encontrar algo muito mais antigo do que a própria humanidade!

A história da mineração é contada através de um túnel com 80 metros, cujas paredes contam com diversos tipos de pedras, das mais preciosas às mais comuns, todas preservadas como somente um museu preparado para isso poderia fazer.

Debaixo da terra, você vai passear por um lugar diferente, cuja história traz muito mais do que turismo; traz um mundo de pequenas a gigantescas pedras coloridas, enquanto cascatas e pequenos lagos ajudam a contar mais sobre tudo isso.

Enquanto você estiver andando, vai ouvir a história de tudo isso através de uma narrativa que te levará a uma viagem no tempo. Afinal, não é em todo lugar que a história da mineração é contada.

São mais de 150 pedras, dentre elas ametista, citrinos, calcitas e ágatas, além de exemplares de países como o próprio Brasil, México, Índia, Peru, Espanha e Uruguai.

Vale a pena conferir porque é um lugar inusitado que, além de toda a história nas paredes, também conta com uma loja ao final do passeio, a qual comercializa desde joias a bijuterias feitas com materiais inspirados pelo que você verá.

O que esperar e como aproveitar melhor

Além do corredor subterrâneo, o qual é a mina em si, você também conta com um museu, dentro do qual está mais de 30 anos de trabalho, em uma coleção reconhecida em todo o mundo por geólogos e interessados em pedras preciosas.

A Mina de Gramado é, então, o tipo de passeio que pode não agradar a todos os gostos, mas é genuinamente uma oportunidade de conhecer mais, também, a natureza da Serra Gaúcha.

Desta forma, se torna um passeio para expandir o seu roteiro de viagem, sobretudo porque ele não é muito conhecido, então a frequência será muito mais baixa do que em outros lugares, como parques e cachoeiras.

Isso significa, então, que é o lugar ideal para conhecer sobre a história da mineração, mas também para desviar um pouco sua viagem dos passeios mais turísticos. Apesar de ser um museu, ainda assim é inusitado.

Para aproveitar melhor o passeio, então, reserve uma tarde em que queira explorar a região. Assim, quem sabe, você vai descobrir novas formas de fazer turismo.

Caso não o ache tão interessante, lembre-se de que este é um dos passeios disponíveis do Parque Tomasini.

a mina de gramadoOnde comprar e qual é o valor do ingresso?

O ingresso da Mina de Gramado custa R$ 30,00 para adultos, mas crianças de até cinco anos não pagam. A partir dos seis, e até os doze, o ingresso vale R$ 15,00, assim como estudantes, professores e idosos.

Onde fica a Mina de Gramado e qual é o horário de funcionamento?

Localizada a cerca de 10 quilômetros do centro de Gramado, este passeio fica na rodovia RS 235, km 31, no sentido que vai até Nova Petrópolis.

Para chegar lá, é fundamental que você saiba que, depois de sair do centro, vai chegar ao Pórtico da cidade e, em pouco mais de 2 quilômetros, chegará ao local.

Ou seja, de carro é muito simples chegar, então é uma boa ideia que você vá ao alugar o seu veículo, ao invés de esperar por excursões. Evite, também, o transporte público para o local, pois, como fica na estrada, pode ser que você demore muito mais do que gostaria para ir e vir.

O horário de funcionamento da Mina de Gramado é das 08:30 às 17:00 horas, ou seja, é específico o suficiente para você não perder o horário.

A Mina de Gramado vale a pena mesmo? Conheça os prós e contras

É comum não encontrar a Mina de Gramado nos principais roteiros turísticos da cidade e região, pois é um lugar incomum diante de tantas outras atrações mais voltadas ao turismo, seja ele puro, de aventura ou gastronômico.

Mas é preciso ponderar antes de concluir que não é interessante. Isso porque existem diversas possibilidades no caminho de quem vai até lá, a começar pela paisagem das estradas da Serra Gaúcha.

Da mesma forma, o caminho até Nova Petrópolis é belo o suficiente para te fazer parar por duas horas para curtir o local, quando estiver indo de uma cidade a outra.

Por outro lado, caso não se interesse absolutamente nada por mineração e pedras preciosas, pode ser que este passeio não te convença – nem sequer na loja local, com ótimas opções de compra, sobretudo se o seu interesse for romântico.

cafeteria no localVeredito

Ir ou não ir à Mina de Gramado, eis a questão. A melhor resposta é: sim!

O passeio é divertido, inusitado e curioso, o que pode acrescentar boas informações à sua viagem ao Rio Grande do Sul.

Além disso, a loja no final do passeio é tão interessante quanto ele em si, o que é uma ótima desculpa para comprar pedras preciosas, que vão dos valores mais populares até os mais altos.

Dentre tantas opções de entretenimento, essa é uma que vale a pena conhecer – claro, reiterando as condições citadas.

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu que o passeio vale a pena? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

A Brocker Turismo é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências na Serra Gaúcha, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 15 de abril de 2021.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Quais são as atrações próximas da Mina de Gramado?

As atrações próximas, são: Snowland (2,3 km); Cascata Véu da Noiva (6,0 km); Palácio dos Festivais (6,0 km).

Quais são os hotéis próximos da Mina de Gramado?

Pousada Vila da Neve (2,6 km); Pousada Maibe Amanhecer da Serra (4,6 km); Hotel Bangalôs da Serra (4,0 km).

Quais são os restaurantes próximos da Mina de Gramado?

Restaurante Romanus (4,3 km); Bavária Restaurante & Bistrô (4,9 km); Trattoria Boniatto (5,2 km).