Home » Cidades da Serra Gaúcha » Cambará do Sul » O que fazer em Cambará do Sul?

O que fazer em Cambará do Sul? 11 melhores passeios e pontos turísticos da região

Como Cambará do Sul é uma cidade mais reconhecida por sua natureza do que por sua estrutura, você pode estar se perguntando se ela possui lugares interessantes para se conhecer. Já adianto que a resposta é um sonoro “sim”!

Conhecida por ser palco de diversas produções do cinema e da televisão, a cidade poucas vezes é mencionada quando se fala sobre a região serrana do Rio Grande do Sul, mas sua importância é fundamental para quem quer conhecer de verdade a região.

Vamos descobrir o que fazer em Cambará do Sul?

Experiências Incríveis
Tour Fácil
Reserve seus passeios e ingressos com desconto + cashback.
PONTOS POSITIVOS:
  • Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
  • Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
Tour Fácil - Passeios e Atividades com DESCONTO e CASHBACK.

Descubra o que fazer em Cambará do Sul

1. Cânion Itaimbezinho

No Parque Nacional Aparados da Serra, o Cânion Itaimbezinho é um dos lugares mais belos e esplendorosos do Rio Grande do Sul – eu garanto.

“Itaimbé” vem do tupi guarani e significa “pedra cortada”.

Esse local foi palco de filmagens de diversas obras do audiovisual brasileiro, além de oferecer vistas simplesmente inesquecíveis.

Logo na recepção do Parque Nacional de Aparados da serra, haverá um centro de visitantes, com uma grande e detalhada maquete.

Geralmente, um guia estará lá para explicar e mostrar tudo a partir da maquete – borda norte, borda sul, trilha do mirante, trilha do rio e mais.

Então, você estará livre para escolher entre a trilha do Vértice e a trilha do Cotovelo, que são rotas diferentes, mas ambas levam aos cânions, a diferentes pontos. Um mais lindo que o outro!

Aconselho seriamente que separe o dia todo para fazer as duas! Vários pontos serão visitados a partir das trilhas. Mirantes, trilhas, bosques, uma casa colonial com restaurante e bazar, e os famosos pontos de visão.

Os mirantes chegam a altura de 720 metros, de onde se contempla o cânion, situado nas áreas protegidas da Mata Atlântica, com diversas quedas d’água, inacreditavelmente altas, bem à sua frente.

A trilha do rio também é bastante famosa.

2. Cânion Fortaleza

cânion fortaleza
Foto maravilhosa do Cânion Fortaleza

Se você acredita que existe somente um cânion impressionante em Cambará do Sul, está enganado!

O Cânion Fortaleza é tão inacreditável quanto a opção anterior, e sua vista é ainda mais alta, atingindo os 1.000 metros de altitude.

Os paredões vão deixar você de boca aberta. A sensação é inexprimível por palavras, e o tamanho real não se compreende somente por fotos.

3. Cânion Malacara e suas piscinas naturais

Por sua vez, o Cânion Malacara é belo de outro ponto de vista: se você estiver embaixo, poderá apreciar sua altitude impressionante.

Aproveite, também, suas piscinas naturais, com pequenas cachoeiras compondo o cenário.

Como se você estivesse em um filme daqueles com rios largos e correntezas profundas, aqui você ainda pode aproveitar um dia de sol para mergulhar e curtir o visual.

Além disso, você poderá se exercitar na famosa Trilha do Boi, a qual exige acompanhamento de um guia para ser feita. Esta trilha guiada leva um dia inteiro, pois cruza os cânions por dentro.

Geralmente são organizados grupos com horários pré-definidos, e o passaporte já se pode combinar no próprio parque ou mesmo pelos postos da cidade.

Há também o passeio a cavalo por cima das montanhas, curtindo os verdejantes campos de cima, trotando como os velhos cavaleiros. Este passeio inclui almoço e vale a pena – muito.

4. Cânion Índios Coroados

Apesar de ser menor, este cânion é facilmente acessível e oferece uma vista deslumbrante das Cachoeiras Gêmeas dos Índios Coroados.

A partir da portaria do Itaimbezinho, basta seguir 5,5 km pela estrada em direção à Praia Grande (SC).

A entrada para a trilha fica próxima a uma construção à esquerda da estrada, no início da Serra do Faxinal. Basta caminhar 600 metros até a borda do cânion.

5. Cachoeiras de Cambará do Sul

Apesar de ser mais conhecida por seus cânions, sobre Cambará do Sul há ainda mais maravilhas: a diversidade de cachoeiras, além da vasta área do Parque Nacional.

Os dados não dão conta de enumerar as quedas d’água, então, o negócio é conhecer o que for possível no tempo que passar por lá.

Como a cidade e sua região possuem diversas fissuras, as quais ficam entre um cânion e outro, você terá a oportunidade de conhecer o resultado desse milagre da natureza: as belíssimas cachoeiras nascidas disso.

Aproveite, por exemplo, a Cachoeira dos Venâncios (ou Cascata dos Venâncios), localizada a 20 km do centro da cidade, com 4 quedas d’água em meio às matas praticamente virgens (a cachoeira é alimentada pelo Camisas, com sua nascente lá no Parque Nacional dos Aparados da Serra).

Outro lugar espetacular é a Cachoeira do Nassucar, com uma queda d’água que chega a 60 metros de altura, e que merece um mergulho para celebrar a vida.

Quer mais? Tem! A cachoeira do Tigre Preto tem quedas maravilhosas, um pouco turbulentas, mas lindas de cair o queixo.

6. Parque das 8 Cachoeiras

O nome já entrega tudo. O Parque das 8 Cachoeiras abriga oito impressionantes quedas d’água, cada uma com seu próprio charme.

O ambiente é encantador, e as trilhas entre as cachoeiras proporcionam momentos de paz e contato com a natureza.

7. Praça Central: Igreja, Casa Amarela e restaurantes

O centro de Cambará do Sul é pequeno, mas vale a pena dar uma volta para conhecer a praça central, onde fica a árvore que deu nome à cidade.

Lá também está a Igreja Matriz São José e uma sequoia rodeada de lendas locais (dizem que ela fez uma viagem até a lua).

Ao lado da praça, há uma casa amarela antiga e bonita de madeira dos anos 1960. Dentro dessa casa está o Centro Cultural de Cambará, com objetos que contam a história da cidade.

É bom saber que é no Centro que você também encontra a Casa do Turista (Centro de Informações Turísticas), na Avenida Getúlio Vargas, 1720.

8. Voo de balão

Os passeios de balão pelos campos cativam e encantam cada vez mais pessoas que visitam Cambará do Sul.

A sensação incrível de paz, combinada com uma visão deslumbrante da região, torna o voo de balão uma experiência única e memorável.

9. Cachoeira dos Venâncios

Considerada uma das mais belas cachoeiras do Rio Grande do Sul, possui quatro quedas d’água e corredeiras em sequência, proporcionando uma experiência relaxante. Suas águas cristalinas são formadas pelo Rio Camisas.

Localizada a 23 km do centro da cidade, na Fazenda Cachoeira, na divisa entre os municípios de Cambará do Sul e Jaquirana. Os proprietários cobram uma taxa de visitação.

10. Cachoeira Ouro Verde

Com aproximadamente 15 metros de altura, a Cachoeira Ouro Verde destaca-se por sua piscina natural, ideal para adultos e crianças devido à sua área rasa.

Localizada na localidade de Ouro Verde, logo após a fábrica de papel, a 15 km de Cambará do Sul.

O acesso é todo pela RS-020 pavimentada, e a cachoeira fica a apenas 200 metros de trilha da guarita.

Encontra-se em uma propriedade particular que está sendo preparada para receber visitantes (informação de fevereiro de 2024).

11. Museu Irmã Tarcila Afonso

Fundado em 2001, este museu está instalado em um antigo casarão de madeira de dois pisos no centro da cidade.

Abriga mais de 400 peças, a maioria doada por moradores, que contam a história de Cambará do Sul.

O Museu Municipal Irmã Tarcila Afonso está aberto todos os dias, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Rafael Querido
Rafael Querido

31 anos, esposo da Lenise e pai do Josué. Estive em Gramado por 3x (viagem em casal, com filho e à trabalho) e desde 2020, criei o MPG para ajudar turistas a conhecerem a região e aproveitar tudo sobre a cidade. Orgulhosamente, posso dizer que já recebemos mais de 7 milhões de acessos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indo para Gramado?

Além dos conteúdos aqui, criamos conteúdos exclusivos no Instagram de até 60 segundos.

Se organize com rapidez e agilidade.

Quer receber o melhor conteúdo no Instagram?