Rota Romântica: um guia completo para conhecer detalhes sobre o interior do Rio Grande do Sul
Como viajar para Gramado sem conhecer a Rota Romântica? É simplesmente imperdível!
Além das paisagens deslumbrantes, essa rota proporciona uma imersão na beleza da Serra Gaúcha. Peparei um guia completo para que você possa aproveitar ao máximo a Rota Romântica. Vem comigo!
- Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
- Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
O que é a Rota Romântica?
A Rota Romântica é uma estrada que se estende entre a planície do Vale do Sinos, em São Leopoldo, até o Planalto da Serra Gaúcha, em São Francisco de Paula.
Ao todo, a rota abrange de 350 km e atravessa 14 municípios. São eles:
- São Leopoldo
- Novo Hamburgo
- Estância Velha
- Ivoti
- Dois Irmãos
- Morro Reuter
- Santa Maria do Herval
- Presidente Lucena
- Linha Nova
- Picada Café
- Nova Petrópolis
- Gramado
- Canela
- São Francisco de Paula
Embora a saída e chegada oficial sejam na Central de Informações Turísticas de Nova Petrópolis, você pode começar e terminar o circuito em qualquer um desses municípios, de maneira independente e em seu próprio ritmo.
Para fazer o circuito completo e aproveitar todas as maravilhas que esses lugares oferecem, eu sugiro reservar de 7 a 9 dias.
O cenário ao longo do trajeto é simplesmente deslumbrante, com paisagens naturais, vilarejos rurais, centros urbanos variados, uma diversidade de atrativos e a serenidade do interior.
Essa paisagem é o grande atrativo da Rota Romântica e um dos motivos pelos quais tantas pessoas se encantam ao explorar a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Principais cidades da Rota Romântica
1. Gramado
Gramado é, sem sombra de dúvidas, o destino principal para quem se aventura pela Rota Romântica.
Sou suspeito para dizer, mas, para mim, ela é a estrela da Serra Gaúcha.
É impossível não se encantar com as ruas floridas de Gramado, os detalhes encantadores da arquitetura, a calorosa hospitalidade e a diversidade da gastronomia local.
Com eventos acontecendo durante todo o ano e uma infraestrutura turística de primeira linha, Gramado oferece mais de 200 opções de restaurantes e milhares de opções de hospedagem.
Além disso, a cidade é famosa internacionalmente pelo Natal Luz e pelo Festival de Cinema, que atraem milhões de visitantes ao longo do ano.
Embora os parques e espaços temáticos ao redor da cidade sejam bastante populares, o centro, que se estende ao redor da Avenida Borges de Medeiros, é onde você encontra uma enorme variedade de chocolaterias, churrascarias, museus, a famosa Rua Coberta e cafeterias.
2. Canela
Canela é o tipo de cidade que oferece tantas atividades que é difícil passar apenas um dia.
Como um centro de turismo ecológico e de aventura, Canela se destaca pela sua fauna e flora diversificadas, proporcionando uma atmosfera tranquila e uma ampla gama de opções para lazer e descanso.
Além de contar com várias vinícolas nos arredores e parques, a cidade também se destaca pela sua cena gastronômica.
Churrascarias com suas parrillas, aconchegantes cafeterias, irresistíveis chocolaterias e cervejarias contribuem para uma experiência gastronômica única.
E não se engane pela sua aparência de cidade pequena à primeira vista: a vida noturna de Canela é mais animada do que se pode imaginar.
3. Nova Petrópolis
Conhecida como o jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é uma das cidades mais floridas da região, oferecendo uma série de pontos turísticos naturais de tirar o fôlego.
É simplesmente um convite para apreciar belíssimas paisagens, parques e praças.
Além disso, a cidade é um verdadeiro paraíso para os amantes de malharias e cervejarias, que merecem uma visita, sem dúvida alguma.
Outro destaque de Nova Petrópolis está na sua gastronomia. Com uma variedade incrível, há diversos restaurantes especializados na culinária italiana e alemã, além de cafés coloniais que oferecem verdadeiros banquetes fartos e deliciosos.
4. Linha Nova
Conhecida como o berço das cervejarias no Rio Grande do Sul, Linha Nova tem uma história fascinante. Foi aqui que a primeira fábrica de cerveja foi instalada, no porão da casa da família Ritter.
Mas essa herança cervejeira é apenas uma parte do que torna essa cidade tão especial.
As principais atrações turísticas de Linha Nova são:
- sua natureza exuberante, com vales, montanhas, cascatas e uma vegetação nativa deslumbrante;
- sua rica história, evidenciada pelas casas antigas de enxaimel, pelas histórias preservadas ao longo do tempo e pelas tradições que continuam vivas até hoje.
Apesar de ser uma cidade simples e pequena, Linha Nova possui uma excelente infraestrutura urbana, jardins floridos e aquele encantador ar de interior que tanto cativa e surpreende os visitantes.
Como fazer a Rota Romântica na Serra Gaúcha?
Agora que você já tem uma ideia do que vai encontrar pelo caminho, veja algumas dicas que considero essenciais para quem deseja explorar a encantadora Rota Romântica:
1. Transporte
A melhor opção é seguir de carro. Vá com calma e realmente aproveite a paisagem.
Você vai cruzar diversos cenários que parecem saídos de pinturas, então é uma excelente ideia estacionar em locais apropriados, tirar algumas fotos e apreciar a vista com seus próprios olhos.
2. Paradas
Ao chegar nas cidades ao longo do caminho, faça algumas paradas para explorar pelo menos a praça principal e experimentar algum petisco ou bebida local.
Isso proporcionará uma pequena amostra da vida naquela região. Quem sabe você não ouve algumas boas histórias dos moradores locais?
3. Melhor época
Durante o final da primavera e o verão, as hortênsias florescem e dão um toque colorido às estradas e cidades. Já no outono, as folhas das árvores se transformam em tons dourados, formando verdadeiros túneis de plátanos.
Na minha opinião, a Rota Romântica fica ainda mais deslumbrante durante o auge do outono.
Além disso, entre os meses de maio e junho, as cidades não costumam estar tão lotadas, o que significa uma menor demanda e, consequentemente, preços mais baixos nos hotéis.
Por outro lado, se você planeja viajar entre outubro e janeiro, saiba que em Gramado acontece o Natal Luz, uma festa típica da região e que atrai muitos turistas. A cidade fica lotada!
4. Trajeto
O percurso tradicional, de São Leopoldo (na região metropolitana de Porto Alegre) até a São Francisco de Paula é feito por estradas asfaltadas, porém com muitas curvas — o que pode ser desafiador para alguns motoristas ou causar enjoos.
Não se esqueça de levar dinheiro ou cartão, porque tem pedágio na entrada de Gramado, com tarifa em ambos os sentidos.
É importante ressaltar que você não precisa necessariamente iniciar o trajeto em Porto Alegre.
Para aqueles que não se sentem confortáveis com as curvas, recomendo descer a Rota Romântica de carro (partindo de Gramado, por exemplo) ao invés de subir a partir de Porto Alegre.
Além de evitar as curvas acentuadas, esse caminho passa pelas encantadoras cidades de Ivoti e Presidente Lucena.
O que evitar?
Evite os horários de pico (entre 8h e 9h e 18h e 20h), pois nesses horário normalmente tem bastante congestionamento.
Além disso, evite também dirigir à noite ou em condições de neblina nas curvas da Rota Romântica.
O que fazer na Rota Romântica?
Enquanto estiver passando pelas cidades do circuito, com certeza você vai querer aproveitar as atrações que cada cidade tem a oferecer.
Veja as minhas favoritas:
Compras
Na Rota Romântica, há uma infinidade de atividades para desfrutar, e as compras estão entre elas.
Durante a viagem, você encontrará diversos lugares ideais para adquirir produtos locais, como doces, queijos, mel, artigos de decoração, utensílios domésticos e cachaças; perfeitos para levar um pouquinho da região para casa.
Entre as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, por exemplo, há um incrível outlet, especialmente para os amantes de calçados, já que Novo Hamburgo é reconhecida como a capital nacional do calçado.
Lá, você vai encontrar produtos com preços excelentes.
Já nas cidades de Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter, há feiras artesanais e de culinária local, onde você pode experimentar delícias orgânicas sem se preocupar com agrotóxicos.
Não deixe de levar para casa os cafés, sucos de uva e vinhos produzidos na região de Canela, Gramado e Picada Café.
E fique de olho nos quiosques à beira da estrada! Eles podem oferecer doces simplesmente incríveis, muitas vezes perdidos por quem está com pressa de chegar ao próximo destino.
A Aldeia da Herta
Se você está em Morro Reuter, não pode deixar de visitar a Aldeia da Herta. Este é um espaço cultural e turístico único que, além de uma escola de artes, oferece uma variedade de experiências imperdíveis.
Na Aldeia da Herta, você terá a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, turísticas e gastronômicas, enquanto se encanta e aprende sobre a história deste lugar especial.
É uma parada obrigatória para quem deseja mergulhar na riqueza cultural da região.
Mirante de Ivoti
O Mirante de Ivoti é um lugar encantador e de fácil acesso, situado bem no coração da cidade de Ivoti. Este espaço ao ar livre oferece uma vista deslumbrante, com bancos e uma luneta para admirar o cenário.
A olho nu, os visitantes podem apreciar as maravilhas naturais ao redor, incluindo uma vista do impressionante “Buraco do Diabo”.
Além disso, uma escadaria com 176 degraus, que conecta o Centro à Feitoria Nova, é um atrativo adicional para aqueles que exploram o local.
Parque Histórico Jorge Kuhn
O Parque Histórico Jorge Kuhn é uma parada imperdível para quem está percorrendo a Rota Romântica.
Localizado em Picada Café, este lugar é simplesmente deslumbrante! Com uma estrutura muito bem cuidada, o parque é rodeado por montanhas, apresentando construções preservadas e uma natureza exuberante.
O ambiente é acolhedor e perfeito para um passeio ao ar livre. Além disso, sempre há algum evento ou feira acontecendo, proporcionando uma experiência ainda mais enriquecedora.
E para facilitar, o parque conta com espaço para estacionamento, garantindo praticidade aos visitantes.
Morro do Vento
O Morro do Vento é uma propriedade particular aberta ao público, oferecendo um ambiente perfeito para passar o dia.
O espaço é amplo e gramado, ideal para fazer um piquenique ou simplesmente relaxar com um chimarrão.
O local conta com diversas atrações, incluindo um balanço infinito, ponte pênsil, observatório, parquinho infantil e um amplo espaço com grama para contemplar a vista do vale do Rio Cadeia.
No Morro do Vento Farm, os visitantes têm a oportunidade de interagir com pequenos animais, como galinhas, porcos, coelhos, faisões e pavões.
Para os românticos e aventureiros de plantão, uma atração que considero imperdível é a possibilidade de realizar um voo livre no Morro do Vento.
Além disso, o local oferece cabanas rústicas para hospedagem, proporcionando uma experiência completa com café da manhã incluso.
Onde comer na Rota Romântica da Serra Gaúcha?
Não há nada como explorar a gastronomia local quando se viaja. E no Rio Grande do Sul, a culinária é realmente uma atração à parte.
Então, conheça meus lugares favoritos para comer na Rota Romântica.
Galeto Mamma Mia
Se você estiver em Novo Hamburgo ou em Gramado, não pode deixar de conferir o restaurante Galeto Mamma Mia.
Como o próprio nome sugere, a especialidade aqui se une às massas frescas servidas com uma generosa quantidade de molhos. É simplesmente delicioso, com um tempero que acerta em cheio!
O restaurante oferece dois ambientes distintos: um espaço externo agradável ao ar livre, perfeito para pratos express, e um ambiente interno, onde você pode se deliciar com um rodízio de galeto.
Dheinhaus
Localizado em Presidente Lucena, o Dheinhaus é um daqueles lugares que trazem um pedacinho da Alemanha para o interior do Rio Grande do Sul.
Com uma variedade incrível da culinária alemã, o prato mais famoso da casa é a carne de porco recheada (que é deliciosa) e as sobremesas típicas — tudo servido em um ambiente familiar e acolhedor.
O ambiente é simplesmente encantador, com música alemã tocando ao fundo, criando uma atmosfera bem típica.
O destaque fica para a área externa, que é uma experiência à parte. É muito amplo, com brinquedos divertidos, sendo o lugar perfeito para desfrutar de um chimarrão antes ou depois de aproveitar o almoço.
Casa da Vovó
A Casa da Vovó é o lugar perfeito para quem busca uma experiência gastronômica caseira e reconfortante.
Com um café da manhã colonial generoso e refeições brasileiras, esse restaurante oferece o melhor da comida caseira.
Lá você será recebido com um atendimento caloroso. Além disso, acho que os preços são justos e as porções são generosas, o que torna a experiência ainda mais agradável.
Não deixe de experimentar o sonho de chocolate. Ele é feito na hora, tem uma massa fofinha e é bem recheado. É uma das receitas mais famosas do local.
El Paradiso
Se você estiver em Morro Reuter, não pode deixar de conhecer o El Paradiso.
Este restaurante oferece uma combinação irresistível de comida típica alemã e italiana, acompanhada por uma seleção de cervejas artesanais, tudo isso em uma casa rústica cercada por jardins, animais e hortênsias.
É um lugar verdadeiramente incrível, onde a comida é impecável e o atendimento é excepcional. Além disso, você poderá desfrutar de uma visão panorâmica de Sapiranga e da região, o que torna a experiência ainda mais especial.
Vale a pena visitar o El Paradiso não apenas pela deliciosa gastronomia, mas também pela paz e tranquilidade que o ambiente proporciona, com o som dos pássaros e o ar puro da natureza.
Cervejaria Edelbrau
Se você estiver em Nova Petrópolis e aprecia uma boa cerveja, a Cervejaria Edelbrau é parada obrigatória. Eles oferecem um tour guiado que vai desde a explicação de todo o processo de fabricação da cerveja até a tão aguardada degustação.
O guia é extremamente educado e agradável, assim como as atenciosas atendentes na loja.
A Experiência Edelbrau não é apenas informativa, mas também divertida e interativa, mesclando o digital com o analógico.
O tour traz histórias cervejeiras da cidade, desafios para adivinhar aromas e a oportunidade de descobrir como é fabricada uma autêntica Edelbrau.
Considero essa visitação para todos: casais, amantes de cerveja, famílias e até mesmo aqueles que não são tão fãs da bebida. Só não é muito legal para quem está com crianças.
A Rota Romântica da Serra Gaúcha vale a pena?
Com toda certeza, vale muito a pena explorar a Rota Romântica da Serra Gaúcha! Esta rota oferece uma experiência única, onde você pode mergulhar na rica cultura e beleza natural da região.
Os principais pontos positivos são as paisagens, as cidades que conhecemos, a gastronomia deliciosa, as atividades variadas e a atmosfera acolhedora que realmente conquista o nosso coração.
No entanto, é importante considerar alguns pontos negativos, como o congestionamento durante os períodos de alta temporada e a dificuldade de enfrentar curvas sinuosas ao longo da rota.
Além disso, os preços podem ser um pouco elevados em certos estabelecimentos turísticos.
No geral, minha experiência pessoal ao longo da Rota Romântica foi extremamente positiva. Indico essa experiência a todos!
Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?
Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.
Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.
É uma excelente opção para quem está viajando em casal.
Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.